Festa de São Judas Tadeu

Desde a sua fundação, em 1940, o Santuário São Judas Tadeu realiza anualmente, no dia 28 de outubro, uma grande festa em honra do seu padroeiro. Nesta data, a Igreja faz memória litúrgica de São Judas e também do deu irmão, São Simão. Este é um dos eventos mais aguardados pelos devotos e paroquianos, sendo, provavelmente, a maior festa em honra a São Judas Tadeu do Brasil, com um público itinerante de aproximadamente 300 mil pessoas. Esse alcance se dá graças a história dessa paróquia, que foi construída com muito suor e principalmente empenho do seu primeiro pároco, padre João Buescher, scj. Foi muito graças a ele que a devoção a São Judas Tadeu se popularizou tanto, não só em São Paulo, mas no Brasil inteiro.

Claro que a fé é a principal motivadora para que as pessoas se desloquem de seus bairros, cidades e até estados para a Igreja de São Judas Tadeu no Jabaquara. Mas, além disso, não podemos deixar de citar alguns elementos que geraram certa memória afetiva nas pessoas. Como, por exemplo, a imagem do Santo (feita especialmente para a paróquia) que se tornou a mais conhecida no Brasil. A fila para ficar diante da representação de São Judas Tadeu, no dia 28 de outubro, chega a dar a voltas no quarteirão. Os olhos da imagem parecem estar sempre correspondendo ao olhar de quem o mira, onde quer que a pessoa esteja posicionada, tornando a experiência ainda mais significativa.

É a memória afetiva de uma comunidade completamente apaixonada por seu “santo protetor”, que mantém viva toda uma tradição popular de fé e devoção.

A Festa
Com início às 05h e término as 22h, o evento é marcado por uma intensa programação que inclui confissões, celebrações campais e internas, música, momentos de oração e louvor, procissão, bênçãos e muito mais. Às 20h, é celebrada a Missa Solene, geralmente presidida pelo Cardeal Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer. O dia 28 de outubro na Paróquia e Santuário São Judas Tadeu é marcado, também, por diversas manifestações populares de fé.

Confira algumas:

Bolo de São Judas Tadeu é sucesso na festa do Padroeiro