Corpus Christi

Procissão de Corpus Christi na Paróquia e Santuário São Judas Tadeu

Nesta quinta feira, 20, dia em que a Igreja celebra o Corpo e o Sangue de Cristo a Paróquia/Santuário São Judas Tadeu realizou 8 missas, sendo que às 15h foi celebrada a Missa Solene presidida pelo Pároco e Reitor do Santuário, Padre Eli Lobato dos Santos, scj. Em seguida houve a tradicional procissão, com o Santíssimo, nas ruas próximas ao Santuário com a participação de aproximadamente 1.500 pessoas.

No ano em que antecede seu Jubileu de Carvalho a ser comemorado em 25 de janeiro de 2020, a Paróquia São Judas Tadeu fez questão de fazer desta celebração um momento, também, de agradecimento à sua comunidade paroquial e pastoral por todos esses anos de comprometimento com a missão de anunciar Cristo ao mundo.

À frente da procissão estavam os membros do Apostolado da Oração, grupo que se iniciou junto com a Paróquia, em 1940 e segue firme até hoje. “O amor à Eucaristia é essencial na devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Por isso o Apostolado estava presente na procissão, o lado de Cristo, testemunhando que queremos segui-lo, no amor, na doação, na generosidade e na partilha fraterna do pão. Ele é nosso modelo, mestre e Salvador” comenta a Coordenadora do grupo no Santuário São Judas Tadeu, Priscila Thomé Nuzzi.

Durante a procissão, que durou cerca de 40 minutos, foram realizadas 2 paradas em frente a casa de algumas pessoas e uma última parada em frente a Obra Social São Judas Tadeu para oração e adoração do Santíssimo. Em todos esses momentos era visível a satisfação das pessoas em poder demonstrar publicamente sua fé, sua religião.

A Eucaristia é sinal de Cristo vivo e presente em nossas vidas, celebrar seu Corpo e Sangue é retomar a consciência de que temos um compromisso com Deus, de partilhar nossos dons, nossa vida e nos tornar cada vez mais um sinal de seu amor no mundo. Veja as fotos na página oficial do Santuário São Judas Tadeu no Facebook ou Instagram @saojudastadeusp.

Renata Souza

INAESTIMABILE DONUM – INESTIMÁVEL DOM

Os documentos da Igreja Católica, que tratam do Sacramento do Corpo e do Sangue ne Nosso Senhor Jesus Cristo, têm nomes que falam por si mesmos e/ou destacam algum aspecto do mesmo Sacramento. No dia 3 de abril de 1980, foi publicado um sob o nome: INESTIMÁVEL DOM (em latim: INAESTIMABILE DONUM). Sim! O Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus, também chamado de Sacramento da Eucaristia ou da Comunhão Eucarística, é o mais precioso Dom de Deus à humanidade. Um Dom tão extraordinário que jamais vamos compreendê-lo totalmente, e agradecer por Ele o suficiente.

Ao longo dos séculos, não sem dificuldades, a consciência do povo católico a respeito do INESTIMÁVEL DOM, ampliou-se e se desenvolveu. A festa de CORPUS CHRISTI revela isso. Ela é a excelente oportunidade que temos para dar “graças e louvores ao Santíssimo Sacramento”, e, pelas ruas das Cidades, dar testemunho público de fé nas palavras de Jesus, “Isto é o meu Corpo”.

Hoje, solenidade de Corpus Christi, no Santuário São Judas Tadeu, a presença e a participação do povo de Deus na Liturgia Eucarística e na procissão, foi notável. Foi possível observar, entre o povo, os sinais de vigorosa fé, atenção piedosa e expressões de afeto para com Jesus Sacramentado. Durante todo o dia, centenas de pessoas vieram para as Missas, e, após a Missa das quinze horas, participar da procissão.

Neste ano, durante o qual nos preparamos para completar oitenta anos de criação de nossa Paróquia, em 25 de janeiro próximo, as celebrações deste dia nos permitem afirmar que, na alma, mente e coração do nosso povo, reina a certeza de que o Senhor permanece conosco. Fruto o trabalho de milhares de pessoas e de gerações que vieram antes de nós, a fé na presença real de Jesus no pão e no vinho consagrados encontra-se viva entre o nosso povo. Pode-se perceber que, há muitos que amam a Jesus Cristo, “Pão vivo descido do Céu” (Jo 6,51).

Eli Lobato dos Santos,scj (Reitor)

Fotos: Alexandre Cainelli e Lu Pimentel