Melhor idade a serviço do Amor

Abril/2019

Que os voluntários são a maior riqueza desta Paróquia/Santuário São Judas Tadeu todos sabem. O que nem todos sabem é que cresce o número de homens e mulheres com 70, 80, 90 anos ou mais, que doam seu tempo, com muito amor e dedicação, à Igreja e ao próximo. Em nossa comunidade eles atuam como voluntários e agentes de pastoral, e nada de demonstrar cansaço e desânimo!

Oswaldina Nunes, que foi sorteada no último dia 28 na promoção “Rumo aos 80 anos” é uma dessas joias. Ela tem 90 anos, é Salmista, e com o seu marido José Nunes, além de dedicar-se à Pastoral Litúrgica, conduziram muitas celebrações de Batismo no Santuário, quando podiam ser realizadas por leigos. Eles casaram-se nesta Paróquia, em 1955, e desde então, essa é a segunda casa da família. Como eles, o casal José Francisco dos Santos (93 anos) e Maria Flora Ferreira Santos (81 anos), com 60 anos de casados, sentem-se muito bem aqui, e hoje, ainda ajudam como ministros extraordinários da Eucaristia. Ele, por 35 anos levou a sagrada Eucaristia aos doentes e a esposa, além de catequista, coordenou por 20 anos o Clube de Mães da Obra Social São Judas Tadeu. Francisco conta que o serviço na Igreja é gratificante: “Nas visitas aos doentes em hospitais, muitas vezes eu entrei pobre e sai rico. Só tenho a agradecer a Deus, pois com a minha idade, ainda faço tantas coisas!” Enquanto ministra da Eucaristia, dona Flora acentua a importância de tudo o que aprendeu: “Se as pessoas soubessem quanta saúde traz a Confissão, estariam bem mais saudáveis espiritualmente. Pois sem a misericórdia, nós não somos nada!”, ensina.

No dia 28 de Fevereiro encontrei Diná Sandrini, aos 86 anos, mostrando toalhas que ajudou a fazer: “Há 20 anos aceitei o convite para ajudar, e desde então me sinto muito útil. Sou voluntária na costura, no artesanato da Obra Social e todo dia 28 aqui”. Neide Dalla dos Santos, 70 anos, há 25 anos é voluntária, no dia 28 e duas vezes por semana na Obra Social: “Com os filhos crescidos, a gente precisa se manter ativa. Tenho muitas graças alcançadas, e me sinto bem em retribuir com gratidão”. Noêmia de Souza Santos, 80 anos, também está todo dia 28, disposta a ajudar. Além de participar do Apostolado da Oração, há 40 anos é voluntária: “São Judas é meu padrinho, sempre morei perto e gosto de ajudar nos bazares, pois me dou bem com todos e sou muito feliz”. Feliz também é a Terezinha Pinto da Silva, que prometeu a Deus ajudar enquanto puder. Aos 79 anos, diz que além de sentir-se útil e ativa, enquanto voluntária, ainda se beneficia com boas companhias, novas amizades e se distrai.

Conversando com os paroquianos sobre a dedicação da melhor idade, confesso que me surpreendo com tantos exemplos. Encontrei a Dona Dulce Oliveira Azevedo, 91 anos, na entrada da igreja, num sábado à tarde. Ela me recebeu com um largo sorriso no rosto. Quem a vê, tão alegre e disposta, nem imagina que ela ajuda na Pastoral da Acolhida do Santuário nos intervalos que tem no cuidado à sua irmã doente, de 96 anos. Dulce ainda lamenta não poder dedicar-se mais, pois recentemente teve que deixar de ser voluntária da Farmácia da Obra Social para cuidar da irmã, com sequelas de AVC. Dona Dulce ainda afirma: “Deus é tão maravilhoso… Servir na Igreja é uma maneira de agradecer a Ele e fazer algo pela missão. A gente tem que ser missionário!”

Que riqueza à nossa volta! A Casa de Deus está repleta de pessoas assim, disponíveis ao serviço fraterno e gratuito, modelos às novas gerações. Que Deus abençoe todos os voluntários desta Paróquia! Rumo aos 80 anos, ainda há muitas histórias que merecem ser compartilhadas.

Priscila Thomé Nuzzi

Publique um comentário